O sábado, 27/06/20, foi um daqueles dias especiais que ficarão marcados para sempre na trajetória do escritório. Aconteceram as apresentações do 2• concurso de projetos organizado por nossa equipe e, diferente do primeiro concurso onde a proposta desenvolvida pelos participantes era um projeto residencial (vídeo do evento), desta vez os grupos precisaram apresentar uma proposta de intervenção urbanística no trajeto que vai da portaria do condomínio Damha II até o Belvedere e também considerando o acesso do Beatriz e Porto Madero em Presidente Prudente/SP.
As participantes foram divididas em dois grupos via sorteio e assim surgiram os “Team Renata” e “Team Celia”. O engajamento e participação de todos na proposição de projeto para o concurso foram especiais! Estamos em um final de semestre (para quem estuda Arquitetura & Urbanismo este é um período caótico), em meio a um momento de mercado complexo e instável que tem afetado a todos em suas vidas profissionais e pessoais, remexendo com emoções e sensações em virtude da pandemia do Covid19, e mesmo assim os resultados finais foram excepcionais!
Para contribuir com os projetos e apresentações, e além do olhar do Arquiteto e Engenheiro Marcos Frois, convidamos 5 profissionais do mercado, com formações em arquitetura e urbanismo que, mesmo em momentos distintos de suas carreiras, contam com currículos e trajetórias que inspiram a todos nesta jornada. Confira:
- Marcos Fróis: Doutorando em Produção do Espaço Urbano na UNESP (Capes 7) em Presidente Prudente/SP, Mestre em Meio Ambiente pela Universidade do Oeste Paulista. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Oeste Paulista (1990), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Oeste Paulista (2010) e graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho Técnico pela Universidade do Oeste Paulista (1981). Especialista em Arte e Educação pela Unesp (2009) e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSCAR (1996). Além do escritório “Marcos Fróis Arquitetura“, atua também no mercado com a construtora 4F CONSTRUÇÕES com experiência de mais de 30 anos, atuando principalmente com projetos e execuções de residências, comércios, industriais, religiosos, institucionais, hospitalares e design de interiores, na elaboração de laudos técnicos, especialmente na área da acessibilidade e direção técnica de empreendimentos. Atualmente é o coordenador do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente.
- Julia Guimarães: Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC – UFABC. Especialista em Projeto Arquitetônico: Composição e Tecnologia do Ambiente Construído pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atualmente, trabalha como coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Toledo Prudente e docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Pesquisa na área de Produção do Espaço Urbano. Tem experiência na área de Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, mobilidade urbana, planos diretores e planejamento urbano.
- Agueda de Padua Ferreira: Fundadora e professor de toda a equipe do escritório A+AA. Arquiteta formada pela PUC Campinas em 1982, viveu e estudou na Inglaterra por 4 anos onde se especializou em arquitetura climática tropical em Londres. Amante de viagens, adquiriu referências das mais diversas culturas e sociedades do mundo.
- Vitor Martinez de Arruda Campos: Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade do Oeste Paulista (2015) e especialista em Projeto Arquitetônico pela UEL (2016). Foi estagiário do escritório Marcos Fróis Arquitetura de 2011 à 2014 e Arquiteto do escritório em 2015, 2016, passou uma temporada nos EUA (Nova Jersey) em 2017 e retornou ao Brasil ainda como arquiteto do escritório em 2018. Abriu o escritório Tima em 2019 e desde então desenvolve projetos de arquitetura e interiores em Presidente Prudente/SP.
- Fabio Luciano Silvério: Engenheiro Civil formado em 96 e Arquiteto, formado pela Unoeste. Especialista em Projetos Arquitetônico pela UEL e Especialista em Iluminação pelo IPOG em Londrina/PR. Foi por 8 anos, Coordenador de Desenvolvimento Urbano e Secretário de obras na Prefeitura de Álvares Machado. Sócio do Escritório de Projetos FLS Projetos há mais de 20 anos. Atualmente professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, nas disciplinas de Projeto II, Luminotécnica, Projeto Integrador e Tópicos Avançados em Arquitetura.
- Matheus Grosso: Arquiteto, empreendedor e apaixonados por empreendimentos imobiliários. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atua com desenvolvimento de produtos e prospecção de novos para o setor imobiliário. Desenvolve projetos arquitetônicos comerciais, residenciais e institucionais em Presidente Prudente/SP
O evento aconteceu no Aruá Hotel, em sala ampla, com janelas abertas, espaçamento entre cadeiras garantido o distanciamento social recomendado e com a presença de 24 pessoas. Foi um desafio conseguir manter a realização do concurso em um cenário como o que vivemos atualmente, mas estamos certos de que os aprendizados que tivemos juntos ficarão para sempre.
O primeiro grupo a se apresentar foi o composto pela Bruna Criado, Mariane Gonçalves, Amanda Rodrigues e Ana Paula Santos, e contou com um olhar técnico e inovador.
Na sequência ouvimos a apresentação do Grupo 2, com a participação da Beatriz Lumi, Renata Santos, Gabriela Aguiar e Isadora Scarelli, com uma abordagem também técnica e criativa sobre as propostas de intervenção.
A proposta vencedora foi a do Grupo 2, mas o grande ganho foi atingirmos os objetivos que foram propostos para o concurso:
- Desenvolvimento de postura proativa frente à desafios e fora da “zona de conforto”;
- Pensamento crítico;
- Tomadas de decisões e resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Criatividade;
- Tecnicidade, e
- Marco para período de estágio e para carreira dos participantes.
Por, Augusto Frois
Deixe um comentário