O mundo é feito de cores, e a arquitetura se beneficia de suas muitas variedades para conseguir diversos efeitos e sensações, como muitos estudos nos mostram, as cores auxiliam nós (arquitetos) a conseguir diferentes sentimentos e mensagens, sendo o limite apenas nossa criatividade.
Na arquitetura a cor não teve tanto destaque nos últimos tempos, principalmente a linha que seguia o movimento moderno do início do século XX, pois os profissionais da época entendiam que as cores eram mal empregadas e por isso consideravam melhor não usar do que usar errado. Mas com o advento a arquitetura contemporânea o medo do uso da cor foi deixado de lado, e junto das cores se passou a ser empregados diferentes materiais e texturas para diferentes modalidades.
Trabalhar com cores nem sempre é fácil, mas certamente é muito divertido, mas sempre usando com sabedoria, pois do mesmo modo que a cor pode valorizar um elemento, se utilizado de forma de forma errada pode desvalorizar ou transmitir a mensagem errada.
Um ambiente predominantemente branco normalmente traz a mensagem de limpeza, pureza, paz, simplicidade e organização. O potencial da transmissão de sua mensagem fica mais forte quando associação ao emprego da luz natural.
Quanto a cor roxa é emprega em um ambiente normalmente traz a mensagem de um ambiente de meditação/relaxamento, por ser considerada uma cor que estimula o lado espiritual.
O azul auxilia no efeito de profundidade e amplitude em um ambiente, além do que, por ser uma cor dentro do que é chamado de cores frias, auxilia na estimulação de paz, serenidade, repouso e tranqüilidade.
O verde esta entre as cores consideradas como um ponto de equilíbrio entre o claro e escuro, cores frias e quentes. Normalmente é empregado em ambientes que buscam transmitir a sensação de conforto, tranquilidade e segurança.
A cor amarela é caracterizada por ser estimulante e capaz de iluminar, por isso é normalmente empregado em ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa, além de ser caracterizada também por ser uma cor que estimula o apetite.
Já a cor vermelha é uma cor que traz o sentimento de confiança, força, entusiasmo e energia. Comumente utilizado em ambientes que querem uma característica dinâmica e que impulsionam.
Por Adriana Otakara
Deixe um comentário