O dia 12 de julho foi um dia de novas experiências: saímos do escritório para o canteiro de obra; juntamente com o João Pedro Mastronicola, estagiário de engenharia civil da 4F que nos acompanhou na aventura, visitamos quatro obras residenciais, autorias de nosso escritório, atualmente em andamento.
Como os projetos passaram por nossas mãos antes de partirem para execução, vivenciamos uma total integração entre Marcos Frois Arquitetura e 4F CONSTRUÇÕES, visualizando o projeto fora do papel, em sua materialidade.
Com nossos equipamentos de segurança, subimos nos telhados para conhecer de perto as estruturas, os painéis solares, casa de máquina de elevador… coisas que no papel parecem difíceis de visualizar e somente a prática permite completo entendimento. Visualizamos fachadas ainda em execução, mas que em nossas telas de computador já estão renderizadas e as escalas reais de projetos que, no papel, parecem pequenos, mas de perto contam com vigas e pilares de peso!
Presenciamos também o funcionamento da manta asfáltica no processo de impermeabilização de piscinas, sacadas ou floreiras, o “masseado” que vai por cima da laje a fim de regularizar e preparar a superfície para receber o piso, os pequenos detalhes dos rebocos recortados para o encaixe perfeito dos revestimentos embutidos e a instalação de forros de gesso e luminárias, Ou seja: procedimentos que consistem em etapas diferentes da obra, mas que tivemos a oportunidade de acompanhar durante as visitas, obtendo assim uma ideia de sequência e planejamento dos processos presentes na construção civil.
Sair do escritório é preciso! Ver como um projeto se concretiza desde a sua fundação, entender seus detalhes, recortes, mudanças feitas em canteiro, como também conhecer quem realiza nossas obras, as mãos que assentam os tijolos e executam as formas; tudo isso faz parte do que é a arquitetura: o papel, o modelo realista, o concreto e as pessoas! Pois a arquitetura se faz em conjunto.
Deixe um comentário