Dois dias de Acayaba em minha vida…
Seria muito sonhar em projetar sua casa tendo a orientação de um dos grandes arquitetos do país?
A resposta sincera seria SIM. Mas não foi isso que aconteceu nos dias 17 e 18 de abril quando eu (arquiteta Adriana Otakara), o arquiteto Vitor Martinez e a estagiária Maria Gabriela (estudante de arquitetura e urbanismo pela UNOESTE) tivemos o privilégio de participar do Ateliê com o grande arquiteto e urbanista Dr. Marcos Acayaba.
Adriana Otakara, Maria Gabriela, Dr. Marcos Acayaba e Vitor Campos, respectivamente
Nesses dias vivemos intensamente a experiência de projetar a casa do arquiteto, a nossa casa. O desafio foi grande, não só pelo curto espaço de tempo que tínhamos, mas também em desenvolver um projeto que refletisse sua personalidade como arquiteto.
E como isso foi possível? Graças a maravilhosa troca de experiência com esse grande profissional e que hoje admiro ainda mais!
Participantes do Ateliê
E por que essa grande admiração?
Esse intenso convívio permitiu conhecer sua humildade, simplicidade, como é uma pessoa extremamente acessível, paciente e que fez questão de te ajudar no que foi preciso.
Lembrou-nos da importância de ter um bom partido para assim termos uma linha segura para o desenvolvimento do desenho. Da necessidade do arquiteto saber fazer um bom croqui a mão livre, e croqui com proporção! Precisei levar uma bronquinha pra aprender? Sim! Agora meu escalímetro esta sempre a mão, pois um croqui sem proporção não vai expressar a realidade do projeto.
Adriana e Vitor recebendo atendimento do Arquiteto Marcos Acayaba
E a principal lição que eu tive: o arquiteto e o sistema construtivo devem andar juntos, serem melhores amigos! O arquiteto pode ter um método construtivo como um partido de projeto. Que é fundamental o arquiteto saber qual sistema estrutural deve adotar de acordo com a forma que ele quer do projeto, e se a estrutura exigir uma mudança da arquitetura, não há nenhum problema nisso, pois um arquiteto que entende a estrutura saberá qual é a melhor solução adotar sem prejudicar a parte arquitetônica.
Dupla de trabalho durante apresentação de projeto proposto
Essa experiência só trouxe bons frutos, fez-me lembrar de que estamos sempre em um processo de aprendizagem e me deu um novo gás para prosseguir na caminhada dessa profissão pela qual meu amor cresce cada vez mais! E que venham novos encontros com grandes profissionais!
1 comentário